segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ANÁLISE DO RELATO DE VIVENCIA

As aulas e atividades aplicadas no 2º ano do 2º ciclo tiveram como foco possibilitar aos alunos um conteúdo que despertasse neles uma reflexão acerca do momento que Recife viveu com a presença holandesa e suas conseqüências.
Ao optarmos pela utilização do recurso áudio visuais nos baseamos nos apontamentos de Napolitano (2008) que oferece uma descrição de como se trabalhar com este recurso e em que momento usá-lo em sala de aula.
Nossa escolha metodologia obedeceu a um propósito que foi mostrar ao nosso dicente um contexto histórico ocorrido em nossa cidade de modo que eles promovessem a construção suas próprias análises e tirar suas próprias conclusões acerca dos fatos ocorridos.
Associamos nosso trabalho com a metodologia áudio visual, usamos metodologia da aula expositiva dialogada isso se deu para oportunizar aos alunos o momento de expor suas análises, afirmações e questionamentos durante a aula.
O conjunto metodológico empregado motivou os alunos a se colocarem acerca dos fatos ocorridos de modo que eles pudessem construir suas narrativas e opiniões sobre os acontecimentos.
Este momento motivou os alunos a se posicionarem sobre os eventos gerando com isso apontamentos que foram bastante pertinentes durante os três dias de aula.
O respeito à fala do aluno permite ao mesmo se colocar garantindo a sua participação durante todas as atividades que foram desenvolvidas em sala.                  
Tais atividades tiveram intenção de propiciar o aluno o uso de habilidades coletivas com é o caso do trabalho em grupo e o aspecto individual, ou seja, sua opinião embasa na sua análise acerca do tema exposto isso ocorreu tal em caráter individual e coletivo.
Está experiência nos revelou que quando uma turma tem seu momento de reflexão e tem sua voz ouvida junto ao professor ela demonstrar maior envolvimento com o conteúdo apresentado garantindo assim uma maior participação por parte do aluno gerando com isso uma aula de maior qualidade e riqueza.
Esta participação em forma de opiniões e execuções das atividades propostas foi observada durante todas as atividades realizadas em sala onde os alunos demonstraram seus pontos de vista sobre o assunto e em grupo durante a montagem e preparam do painel integrado que foi exposto e apresentado em sala.
Mais, a maior aquisição proporcionada pela vivencia foi o conhecimento demonstrado e aprimorado pelos alunos ao pensarem no contexto histórico vivido por aqueles personagens que deixarão suas marcas em nossa cidade, pois tais personagens com Mauricio de Nassau, Vidal de Negreiros, Matias de Albuquerque e outros foram imortalizados em forma de construções, ruas, avenidas, pontes e na memória do povo recifense.
Nestes detalhes demonstraram que os alunos uniram o conhecimento histórico trabalhado em sala com o conhecimento adquirido por eles durante suas próprias experiências.
Concluímos que desta vivencia executada em sala foram trabalhadas muitas habilidades que podem ser pontadas da seguinte forma: 1) construção de suas próprias narrativas dos eventos ocorridos. 2) trabalho em equipe. 3) associação de conhecimentos formais e informações na intenção de incrementar ainda mais sua opinião. 4) gerenciamento de atividades. 5) respeito a fala do colega.
Com isso, podemos crêe que as metodologias empregadas e as atividades desenvolvidas forma direcionadas na intenção de motivar os alunos a desenvolver as habilidades pontuadas acima e que serão por eles utilizadas  durante sua vida enquanto estudantes.
     
               



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Plano de Aula


ESTRUTURA CURRICULAR.
ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
COMPONENTE CURRICULAR.
HISTÓRIA
TEMA.
PRESENÇA HOLANDESA EM RECIFE.
ANO CICLO: 2 ANO DO 2 CICLO OU 5 ANO.
DADOS DA AULA.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTÁ AULA.
O aluno poderá aprender os motivos da invasão holandesa; por que os holandeses escolheram a cidade do Recife para se fixarem; quais formam as atitudes dos holandeses em relação aos portugueses que residiam na cidade do Recife e como os senhores de engenho foram tratados pelos holandeses ao final da invasão.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES.
3 AULAS DE 45 MINUTOS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO.
Capitanias hereditárias, Economia do Brasil colônia.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE AULA.
AULA 1
Os holandeses no Recife.
1-      O professor levará para sala o texto “A invasão holandesa.”; este texto terá a função de situar o aluno a cerca do assunto. (texto criado pelo professor)
2-      Os alunos serão informados sobre a exibição de vídeos e o professor irá instruí-los a respeito dos aspectos que serem analisados durante a exibição do mesmo; o tema dos vídeos será “as invasões holandesas”; e os aspectos de analise são: o primeiro se reportara as mudanças ocorridas com a chegada dos holandeses; o segundo aspectos como os portugueses foram tratados e por fim o que ocorreu com o recife e o Brasil quando os holandeses foram expulsos.
2 AULA.
1-      Com o os parâmetros de análise do vídeo os alunos irão assistir e analisar o vídeo que será passado em sala.
2-      Logo após a análise do vídeo os alunos iram reportar oralmente os aspectos que mais gostaram e escreveram uma dissertação a respeito.
3-      Por fim o professor deve solicitar um trabalho em grupo cada grupo terá 4 membros; será realizada uma pesquisa que terá um detalhe: apresentar informações que não foram contempladas durante a aula e contendo informações a respeito das influências holandesas existentes na cidade do recife.
3 AULA
1-      Realização de um painel integrado em sala a respeito do tema.
2-      Essa apresentação será realiza em sala onde os alunos serão avaliados pelo conteúdo das pesquisas e apresentações feitas; mas as outras atividades não serão descartadas farão parte da avaliação.

ATIVIDADES PROPOSTAS.
1 aula.
1-      Leitura e interpretação do texto “Os holandeses na cidade do Recife.” (texto criado pelo professor)

2-      Depois da leitura os alunos irão responder uma atividade ligada ao texto, está atividade será centrada na seleção de informações que é uma estratégia de leitura.
2 aula.
1-      Com o os parâmetros de análise do vídeo os alunos irão assistir e analisar o vídeo que será passado em sala.

2-      Logo após a análise do vídeo os alunos iram reportar oralmente os aspectos que mais gostaram e escreveram uma dissertação a respeito.

3-      Trabalho em grupo cada grupo terá 4 membros; será realizada uma pesquisa que terá um detalhe: apresentar informações que não foram contempladas durante a aula e contendo informações a respeito das influências holandesas existentes na cidade do recife.
3-aula.
1-      Painel integrado onde as pesquisas serão apresentadas de modo a conter as imagens e as informações escritas trazidas pelos alunos sobre o tema



AVALIAÇÃO.
 A avaliação ocorrerá durante todo o andamento dos trabalhos realizados em sala e as apresentações feitas em formato de painel integrado. Sempre buscando perceber no aluno o conteúdo trabalhado e sistematizado em sala.


Relato de Vivencia




O presente relato visa apontar aspectos referentes às 3 aulas aplicadas no 2º ano do 2º ciclo como foi apresentado no plano de aula que teve como tema: “a presença holandesa no Recife”. Tal proposta foi apresentada na disciplina Metodologia do Ensino de História II, disciplina está que integra a grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, curso este que é oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.   
As aulas foram aplicadas na Escola Municipal do Jordão localizada na Rua Silva Jardim nº 175 - Jordão Baixo. A escola possui uma estrutura assim dividida: 8 salas de aula, 4 banheiros para alunos, 2 banheiros para professores (as), 1 secretaria, 1 diretoria e 1 pequeno pátio.
Mas, a escola não possui laboratório de informática, biblioteca e uma área ampla que possibilite recreação.   
Apesar da falta de alguns recursos tentamos propor uma seqüência didática que se utiliza recursos existentes na escola. Baseados no postulado de Libâneo (2003) que compreende a aula como “um conjunto dos meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino...”. (Libâneo,2003, pág.177)


 Assim, seguindo este critério, apresentamos a turma o tema e os recursos que utilizaríamos durante as aulas.
Inicialmente usamos o texto “a invasão holandesa” para introduzir o tema das aulas, aulas estas que foram encaradas pelos alunos com bastante curiosidade e entusiasmos, Pois eles não tinham tido aula a respeito deste assunto e nem dos outros assuntos que a nosso ver são pré-requisito para iniciarmos esta abordagem.
Sendo assim explicamos acerca dos outros temas e iniciamos a nossa proposta didática com bastante cautela para esclarecer ao aluno todos os pontos e os personagens que aparecem neste capítulo da história Pernambucana e brasileira.
Assim, a leitura e a atividade de interpretação acerca do texto possuíram um caráter complementar no sentido de situar o aluno a respeito de determinados pontos levantados durante a aula assunto e estimulá-lo a construir sua própria opinião acerca dos fatos ocorridos na época em questão.  
Na segunda aula foram apresentados vídeos que seriam analisados pelos alunos seguindo as seguintes orientações: o primeiro se reportara as mudanças ocorridas com a chegada dos holandeses; o segundo aspectos como os portugueses foram tratados e por fim o que ocorreu com o recife e o Brasil quando os holandeses foram expulsos.
Com estes parâmetros de análise os alunos detectaram vários pontos que os ajudaram a buscar respostas diretas aos parâmetros colocados. 
Durante a exposição do conteúdo surgiram questões que fomentaram debates a respeito do tema durante as duas aulas. Estes pontos levantados pelos alunos demonstram sua curiosidade e interesse pela riqueza do tema que é importante não só para Pernambuco, mais para todo o Brasil.
 Abaixo estão algumas questões que foram levantadas pelos alunos durante as duas primeiras aulas:
·         Além dos holandeses quem mais invadiu o Brasil?
·         Eles vieram para morra aqui no Brasil?
·         E por que eles não ficaram no Brasil?
·         Por que Portugal não ajudou com mais força os Pernambucanos?
Está indagações evidenciam o interesse dos alunos em relação ao tema. A aula expositiva dialogada e o recurso áudio-visual trazidos pelo professor são o conjunto de meios e condições utilizadas para estimular e motivar o aluno a participar da aula.
Outro ponto interessante e que os alunos levantaram era a realização da apresentação “A Batalha dos Guararapes” com direção e atuação de José Pimentel onde são encenados os principais episódios da presença holandesa no Recife.
 A última aula que foi a montagem de um painel integrado feito pelos alunos às orientações do professor acerca da montagem e apresentação dos cartazes que contaram com informações que não foram contempladas em sala acerca do assunto revelaram que as influências holandesas no Nordeste do Brasil principalmente em Pernambuco é algum bastante significativo a ser analisado e estudado.
As apresentações foram bem realizadas dentro das possibilidades e condições existentes na instituição.   
E assim enceramos esta seqüência didática empregada na escola municipal do Jordão.