quinta-feira, 16 de junho de 2011

Resenha do filme "o sorriso de mona lisa"


Comentar criticamente um filme como “O sorriso de mona lisa” que retrata uma instituição escolar, só para mulheres, de tendência tradicional onde se passam as relações existentes entre os membros de um grupo de alunas e a professora de história da arte que por sua fez possui uma postura educacional orientada pela concepção construtivista que vai de encontro à orientação educacional seguida pela instituição apresentada na película.
As situações acadêmicas e pessoais que ocorrem durante o filme retratam de forma bastante clara a influencia positiva e negativa da postura educacional nas tomada de decisão que envolve a vida pessoal e o futuro educacional das personagens que ilustraram a produção e o resultado destas relações são uma obra que representa muito bem o que tradicional e o que é construtivista dentro do cenário educacional.
A divisão de concepções exemplificada na obra áudio visual deixa claro o que é a ensino tradicional e o que é a ensino construtivista para a educação, momentos como a primeira aula de historia da arte onde a professora realiza uma exposição de varias imagens onde as alunas que já aviam “decorado” todo o material didático que será utilizado na disciplina e que por está razão identificaram todas as imagens apresentadas sem muitas dificuldades, mas o que ocorreu na sala de aula não caracteriza uma “boa aprendizagem” apenas demonstra o poder de armazenagem de informações demonstrado pelas alunas que foram educadas num sistema que valoriza o armazenamento de informações e não a reflexão sobre o mesmo.
Momentos como o descrito acima são a marca da educação tradicional onde o discente é visto como um ser sem conteúdo, mas no caso da obra áudio visual as alunas já estão formadas, porém as discentes apresentam de forma acentuada a influencia da educação tradicional ao qual foram submetidas durante toda a sua vida, principalmente na questão da aprendizagem.
Já os momentos onde o construtivismo surgiu na trama são momentos marcados pela reflexão sobre o conteúdo sua aplicabilidade junto à sociedade e nas suas vidas cotidianas enquanto cidadãs. Um exemplo do aparecimento do construtivismo na obra cinematográfica é a segunda aula ministrada pela professora de história da arte onde a mesma apresenta imagens que não constam no material didático lido pelas alunas, isto levou as alunas a refletir sobre o significado “do que é arte”, não apenas as grandes obras ou esculturas famosas, mas o que arte em todos os seus aspectos, momentos como este demonstra o poder da reflexão sobre o conteúdo e como este conteúdo pode ser de grande utilidade na vida cotidiana das pessoas.
A concepção construtivista retratada na cena acima, se apóia em muitas vertentes como valorização do conhecimento prévio do aluno, reflexão sobre o conteúdo, respeitar a opinião do aluno sobre o assunto expostos. Esses e outros elementos presentes na concepção construtivista que aparecem na obra permitem analisá-la sobre um prisma bastante amplo, principalmente sobre as muitas concepções que permeiam a educação não só no Brasil mais no mundo.
E compreender a educação apenas através das concepções apresentadas na película, resumida anteriormente, é compreender a educação de forma reduzida e pontuada quando sabemos que existem outros elementos e variáveis que interferem no processo de ensino-aprendizagem.
Sabendo disso buscamos em Behrens (2005) a compreensão possibilitada pelos paradigmas inovadores que batem a porta da educação como é o caso do modelo holístico que segundo o autor: “da ênfase ao todo” (BEHRENS, 2005, p.53)
Na visão do autor está abordagem busca compreender as relações, ligações, interconexões que existente entre o individuo e os vários elementos existentes a sua volta. No caso do aspecto educacional este modelo é a busca pela superação dos antigos modelos de construção do conhecimento que valorizam a segmentação do conhecimento e sua reprodução sem reflexão.
As palavras de Behrens (2005) remetidas à produção cinematográfica “o sorriso de mona lisa” no que diz respeito à compreensão da obra em seu aspecto educacional, especialmente sobre aquilo que estava ocorrendo naquela sala de aula em especifico é a tentativa de superar o antigo modelo de compreensão do conhecimento que estava impregnado naquelas alunas de modo a apenas enxergarem a sistematização conhecimento pelo olhar de outra pessoa desprezando as suas próprias opiniões sobre o conteúdo e ignorando a reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Esses e outros pontos existentes no filme despertam muitas reflexões sobre a educação e o poder exercido pelas instituições de ensino que possuem uma vasta tradição educacional que vem se arrastando durante anos e que vem gerando uma gama de alunos que apenas assimilaram conhecimento e que não foram levados a refletir sobre o conhecimento adquirido em relação a sua vida cotidiana.
Mais o que realmente pode ser preocupante é a manutenção da concepção tradicional de ensino por algumas instituições. Pensar nesta possibilidade é algo realmente preocupante já que vivemos hoje um momento de reflexão sobre o conhecimento construído pela humanidade ao longo dos anos.
A mesma preocupação pode ser encontrada de forma inversa, na forma de profissionais de ensino que se recusam a rever suas práticas e concepções de ensino mantendo o mesmo ensino de forma mecanizada com os quais foram ensinados durante seu período como discentes.
Na visão de Libâneo (1994, p.177) “[...] a aula é um conjunto dos meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da atividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, [...]”
Esse conjunto de meios e condições o professor dirige sua aula como afirma Libâneo (1994) são essenciais para o andamento da mesma, pois segundo as palavras do autor: 

Cada aula é uma situação didática especifica, na qual objetivos e conteúdos se combinam com métodos e formas didáticas, visando fundamentalmente propiciar a assimilação ativa de conhecimento e habilidades pelos alunos (LIBÂNEO, 1994, p.178)   

Repensar a didática em sala de aula, concepção de ensino, postura em quanto professor e outros elementos que compõem uma boa metodologia de ensino é, consequentemente, repensar sobre os elementos consistentes com uma aula que busca superar os antigos e desgastado modelos de aprendizagem que priorizam apenas o quantidade de conteúdo e não a qualidade do mesmo.   
Essas e outras reflexões são propiciadas por esta película que se mostrou uma obra cinematográfica bastante rica, objetiva e clara ao abordar os aspectos que rodeiam a educação e a vida cotidiana influenciada por eles.
Podemos finalizar nosso pensamento dizendo que a reflexão proporcionada por esta obra provocar impactos significativos na discussão da educação e nos seus vários parâmetros que são definitivos na compreensão do universo educativo.  

REFERÊNCIAS.
ü  LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez, São Paulo, 1994.
ü 
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Editora Vozes, Petrópolis – RJ, 2005.