segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ANÁLISE DO RELATO DE VIVENCIA

As aulas e atividades aplicadas no 2º ano do 2º ciclo tiveram como foco possibilitar aos alunos um conteúdo que despertasse neles uma reflexão acerca do momento que Recife viveu com a presença holandesa e suas conseqüências.
Ao optarmos pela utilização do recurso áudio visuais nos baseamos nos apontamentos de Napolitano (2008) que oferece uma descrição de como se trabalhar com este recurso e em que momento usá-lo em sala de aula.
Nossa escolha metodologia obedeceu a um propósito que foi mostrar ao nosso dicente um contexto histórico ocorrido em nossa cidade de modo que eles promovessem a construção suas próprias análises e tirar suas próprias conclusões acerca dos fatos ocorridos.
Associamos nosso trabalho com a metodologia áudio visual, usamos metodologia da aula expositiva dialogada isso se deu para oportunizar aos alunos o momento de expor suas análises, afirmações e questionamentos durante a aula.
O conjunto metodológico empregado motivou os alunos a se colocarem acerca dos fatos ocorridos de modo que eles pudessem construir suas narrativas e opiniões sobre os acontecimentos.
Este momento motivou os alunos a se posicionarem sobre os eventos gerando com isso apontamentos que foram bastante pertinentes durante os três dias de aula.
O respeito à fala do aluno permite ao mesmo se colocar garantindo a sua participação durante todas as atividades que foram desenvolvidas em sala.                  
Tais atividades tiveram intenção de propiciar o aluno o uso de habilidades coletivas com é o caso do trabalho em grupo e o aspecto individual, ou seja, sua opinião embasa na sua análise acerca do tema exposto isso ocorreu tal em caráter individual e coletivo.
Está experiência nos revelou que quando uma turma tem seu momento de reflexão e tem sua voz ouvida junto ao professor ela demonstrar maior envolvimento com o conteúdo apresentado garantindo assim uma maior participação por parte do aluno gerando com isso uma aula de maior qualidade e riqueza.
Esta participação em forma de opiniões e execuções das atividades propostas foi observada durante todas as atividades realizadas em sala onde os alunos demonstraram seus pontos de vista sobre o assunto e em grupo durante a montagem e preparam do painel integrado que foi exposto e apresentado em sala.
Mais, a maior aquisição proporcionada pela vivencia foi o conhecimento demonstrado e aprimorado pelos alunos ao pensarem no contexto histórico vivido por aqueles personagens que deixarão suas marcas em nossa cidade, pois tais personagens com Mauricio de Nassau, Vidal de Negreiros, Matias de Albuquerque e outros foram imortalizados em forma de construções, ruas, avenidas, pontes e na memória do povo recifense.
Nestes detalhes demonstraram que os alunos uniram o conhecimento histórico trabalhado em sala com o conhecimento adquirido por eles durante suas próprias experiências.
Concluímos que desta vivencia executada em sala foram trabalhadas muitas habilidades que podem ser pontadas da seguinte forma: 1) construção de suas próprias narrativas dos eventos ocorridos. 2) trabalho em equipe. 3) associação de conhecimentos formais e informações na intenção de incrementar ainda mais sua opinião. 4) gerenciamento de atividades. 5) respeito a fala do colega.
Com isso, podemos crêe que as metodologias empregadas e as atividades desenvolvidas forma direcionadas na intenção de motivar os alunos a desenvolver as habilidades pontuadas acima e que serão por eles utilizadas  durante sua vida enquanto estudantes.
     
               



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