segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relato de Vivencia




O presente relato visa apontar aspectos referentes às 3 aulas aplicadas no 2º ano do 2º ciclo como foi apresentado no plano de aula que teve como tema: “a presença holandesa no Recife”. Tal proposta foi apresentada na disciplina Metodologia do Ensino de História II, disciplina está que integra a grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, curso este que é oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.   
As aulas foram aplicadas na Escola Municipal do Jordão localizada na Rua Silva Jardim nº 175 - Jordão Baixo. A escola possui uma estrutura assim dividida: 8 salas de aula, 4 banheiros para alunos, 2 banheiros para professores (as), 1 secretaria, 1 diretoria e 1 pequeno pátio.
Mas, a escola não possui laboratório de informática, biblioteca e uma área ampla que possibilite recreação.   
Apesar da falta de alguns recursos tentamos propor uma seqüência didática que se utiliza recursos existentes na escola. Baseados no postulado de Libâneo (2003) que compreende a aula como “um conjunto dos meios e condições pelos quais o professor dirige e estimula o processo de ensino...”. (Libâneo,2003, pág.177)


 Assim, seguindo este critério, apresentamos a turma o tema e os recursos que utilizaríamos durante as aulas.
Inicialmente usamos o texto “a invasão holandesa” para introduzir o tema das aulas, aulas estas que foram encaradas pelos alunos com bastante curiosidade e entusiasmos, Pois eles não tinham tido aula a respeito deste assunto e nem dos outros assuntos que a nosso ver são pré-requisito para iniciarmos esta abordagem.
Sendo assim explicamos acerca dos outros temas e iniciamos a nossa proposta didática com bastante cautela para esclarecer ao aluno todos os pontos e os personagens que aparecem neste capítulo da história Pernambucana e brasileira.
Assim, a leitura e a atividade de interpretação acerca do texto possuíram um caráter complementar no sentido de situar o aluno a respeito de determinados pontos levantados durante a aula assunto e estimulá-lo a construir sua própria opinião acerca dos fatos ocorridos na época em questão.  
Na segunda aula foram apresentados vídeos que seriam analisados pelos alunos seguindo as seguintes orientações: o primeiro se reportara as mudanças ocorridas com a chegada dos holandeses; o segundo aspectos como os portugueses foram tratados e por fim o que ocorreu com o recife e o Brasil quando os holandeses foram expulsos.
Com estes parâmetros de análise os alunos detectaram vários pontos que os ajudaram a buscar respostas diretas aos parâmetros colocados. 
Durante a exposição do conteúdo surgiram questões que fomentaram debates a respeito do tema durante as duas aulas. Estes pontos levantados pelos alunos demonstram sua curiosidade e interesse pela riqueza do tema que é importante não só para Pernambuco, mais para todo o Brasil.
 Abaixo estão algumas questões que foram levantadas pelos alunos durante as duas primeiras aulas:
·         Além dos holandeses quem mais invadiu o Brasil?
·         Eles vieram para morra aqui no Brasil?
·         E por que eles não ficaram no Brasil?
·         Por que Portugal não ajudou com mais força os Pernambucanos?
Está indagações evidenciam o interesse dos alunos em relação ao tema. A aula expositiva dialogada e o recurso áudio-visual trazidos pelo professor são o conjunto de meios e condições utilizadas para estimular e motivar o aluno a participar da aula.
Outro ponto interessante e que os alunos levantaram era a realização da apresentação “A Batalha dos Guararapes” com direção e atuação de José Pimentel onde são encenados os principais episódios da presença holandesa no Recife.
 A última aula que foi a montagem de um painel integrado feito pelos alunos às orientações do professor acerca da montagem e apresentação dos cartazes que contaram com informações que não foram contempladas em sala acerca do assunto revelaram que as influências holandesas no Nordeste do Brasil principalmente em Pernambuco é algum bastante significativo a ser analisado e estudado.
As apresentações foram bem realizadas dentro das possibilidades e condições existentes na instituição.   
E assim enceramos esta seqüência didática empregada na escola municipal do Jordão.
          





Um comentário:

  1. André,
    Ficasse preso a descrição da atividade. E não fizeste uma reflexão dos elementos positivos desta boa prática. Por exemplo: por que os alunos se mostraram motivados? como eles se mobilizaram para fazer a atividade? que habilidades foram desenvolvidas? qual metodologia empregaste?
    Abraços, Ricardo

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