segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Plano de Aula


ESTRUTURA CURRICULAR.
ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
COMPONENTE CURRICULAR.
HISTÓRIA
TEMA.
PRESENÇA HOLANDESA EM RECIFE.
ANO CICLO: 2 ANO DO 2 CICLO OU 5 ANO.
DADOS DA AULA.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTÁ AULA.
O aluno poderá aprender os motivos da invasão holandesa; por que os holandeses escolheram a cidade do Recife para se fixarem; quais formam as atitudes dos holandeses em relação aos portugueses que residiam na cidade do Recife e como os senhores de engenho foram tratados pelos holandeses ao final da invasão.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES.
3 AULAS DE 45 MINUTOS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO.
Capitanias hereditárias, Economia do Brasil colônia.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE AULA.
AULA 1
Os holandeses no Recife.
1-      O professor levará para sala o texto “A invasão holandesa.”; este texto terá a função de situar o aluno a cerca do assunto. (texto criado pelo professor)
2-      Os alunos serão informados sobre a exibição de vídeos e o professor irá instruí-los a respeito dos aspectos que serem analisados durante a exibição do mesmo; o tema dos vídeos será “as invasões holandesas”; e os aspectos de analise são: o primeiro se reportara as mudanças ocorridas com a chegada dos holandeses; o segundo aspectos como os portugueses foram tratados e por fim o que ocorreu com o recife e o Brasil quando os holandeses foram expulsos.
2 AULA.
1-      Com o os parâmetros de análise do vídeo os alunos irão assistir e analisar o vídeo que será passado em sala.
2-      Logo após a análise do vídeo os alunos iram reportar oralmente os aspectos que mais gostaram e escreveram uma dissertação a respeito.
3-      Por fim o professor deve solicitar um trabalho em grupo cada grupo terá 4 membros; será realizada uma pesquisa que terá um detalhe: apresentar informações que não foram contempladas durante a aula e contendo informações a respeito das influências holandesas existentes na cidade do recife.
3 AULA
1-      Realização de um painel integrado em sala a respeito do tema.
2-      Essa apresentação será realiza em sala onde os alunos serão avaliados pelo conteúdo das pesquisas e apresentações feitas; mas as outras atividades não serão descartadas farão parte da avaliação.

ATIVIDADES PROPOSTAS.
1 aula.
1-      Leitura e interpretação do texto “Os holandeses na cidade do Recife.” (texto criado pelo professor)

2-      Depois da leitura os alunos irão responder uma atividade ligada ao texto, está atividade será centrada na seleção de informações que é uma estratégia de leitura.
2 aula.
1-      Com o os parâmetros de análise do vídeo os alunos irão assistir e analisar o vídeo que será passado em sala.

2-      Logo após a análise do vídeo os alunos iram reportar oralmente os aspectos que mais gostaram e escreveram uma dissertação a respeito.

3-      Trabalho em grupo cada grupo terá 4 membros; será realizada uma pesquisa que terá um detalhe: apresentar informações que não foram contempladas durante a aula e contendo informações a respeito das influências holandesas existentes na cidade do recife.
3-aula.
1-      Painel integrado onde as pesquisas serão apresentadas de modo a conter as imagens e as informações escritas trazidas pelos alunos sobre o tema



AVALIAÇÃO.
 A avaliação ocorrerá durante todo o andamento dos trabalhos realizados em sala e as apresentações feitas em formato de painel integrado. Sempre buscando perceber no aluno o conteúdo trabalhado e sistematizado em sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário